quarta-feira, 14 de março de 2018



Teacher’s Mobility 26 feb - 2 mar 2018 - Lisbon-Portugal
Erasmus + - Young European- A Conscious and Safe Citizen of the World
Artigo
A EB1 N.º 1 de Lisboa, do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, recebeu, na semana de 26 de fevereiro a 2 de março de 2018, vários professores dos países envolvidos no projeto Erasmus+ -Young European- A Conscious and Safe Citizen of the World.
Este é um programa de intercâmbio europeu, no qual os professores conhecem o trabalho desenvolvido nas diferentes escolas, sobre a temática da segurança e multiculturalismo.
No dia 26 de fevereiro, os alunos da EB1 Nº 1 de Lisboa, receberam os professores com uma apresentação de danças típicas de cada um dos países parceiros: Portugal, Turquia, Polónia, Grécia, Chipre e Lituânia.
        






Depois de cumpridas as diversas iniciativas de acolhimento e intercâmbio na EB1 Nº 1 de Lisboa, os parceiros visitaram o Jardim de Infância da Pena, estabelecimento de educação do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, seguindo-se a Biblioteca de S. Lázaro, contígua à EB1 Nº 1 de Lisboa e a Escola - sede do AENG, onde foram recebidos pela Orquestra Nuno Gonçalves.

Na terça-feira, dia 27 de fevereiro/2018 os parceiros assistiram a uma aula que tinha como finalidade consolidar os comportamentos de segurança, que os alunos devem seguir em casa e na rua. A aula foi ministrada por dois elementos da Polícia de Segurança Pública, da 1.a Divisão das Equipas do Programa Escola Segura.


A aula foi planeada para o 3.º ano, turma A, sendo que se recorreu a uma apresentação multimédia – Powerpoint.
No final da aula os alunos apresentaram uma canção com música e letra criadas pelo professor da turma, alusiva ao tema da segurança.
A aula da Horta Pedagógica decorreu seguidamente, com participação dos alunos do quarto ano.
A aula foi ministrada pelo técnico Miguel Brito, parceiro da nossa Escola no Projeto Horta Pedagógica, financiado pela Junta de Freguesia de Arroios, tendo sido debatidas questões relacionadas com a segurança alimentar, a reciclagem de resíduos orgânicos e a compostagem. Foram colhidos alguns vegetais, que iriam ser consumidos na quinta-feira seguinte, na cantina escolar, na refeição conjunta.

Os nossos parceiros do Projeto Erasmus+, ainda neste dia, assistiram uma aula do 2º A, sobre segurança rodoviária promovida pela Federação Portuguesa de Ciclismo, tendo sido aprofundados os conhecimentos e normas de segurança rodoviária relativas aos ciclistas.
Assistiram, também, a parte de uma aula de teatro, no 2º/3º B, no âmbito do Projeto do MOVEA – Movimento Português de Educação Pela Arte, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa.

Nos dias 28 de fevereiro e 1 de março/2018, os parceiros tiveram sessões de E-Learnig na mais antiga Biblioteca pública de Lisboa, a Biblioteca de São Lázaro.
Nestas sessões, fez-se um ponto de situação sobre o trabalho já desenvolvido no âmbito do Projeto Erasmus+ e planificou-se o trabalho a desenvolver nos próximos meses. Esclareceram-se dúvidas na utilização da Google Drive, do sítio e do Facebook do Projeto. Aprendemos a trabalhar no HotPotatoes, tendo cada país criado um Crossword sobre segurança, que foi posteriormente guardado na Drive do projeto. Escolhemos ainda o título do Newspapper- The Young European- Multiculturaly Safe.

Como não poderia deixar de ser esta semana também teve momentos de partilha e lazer, com visitas a algumas zonas históricas da cidade de Lisboa e arredores, relacionadas com o património histórico, arquitetónico e cultural português.
 


   
   
  





Fica o agradecimento especial à nossa comunidade escolar que tão bem soube representar Portugal, Lisboa, o Agrupamento de Escolas de Nuno Gonçalves e a EB1 N.°1 de Lisboa, até ao último minuto.
Ficam os ensinamentos, as amizades e a partilha com:
Polónia; Grécia; Lituânia; Turquia e Chipre.

Sem comentários:

Semana das Expressões!

A nossa escola respira arte! Hoje, segunda -feira, 19-03-2018! Expressão Plástica- Conclusão e entrega das lembranças para o dia do Pa...