sexta-feira, 17 de junho de 2016

Escola Ciência Viva - A Física através do judo.

Apresentação de exercícios e regras de judo associados aos conceitos de física, realizados de uma forma lúdica e experimental. Os participantes descobriram que a física é importante para uma boa prática de judo.


 Ainda te lembras das três Leis de Newton para deitares o teu amigo ao chão?
1.ª - Para o meu amigo se mexer eu tenho de aplicar-lhe uma Força.
Na verdade Newton não fazia judo, mas dizia que qualquer objecto apenas começa a mover-se se nele aplicarmos uma força. Ele também disse que o meu amigo nunca mais parava se nenhuma outra força contrariasse a primeira, mas vimos que existe o atrito e já sabíamos da força da gravidade. 


2.ª - Com qual dos meus amigos vou ter de fazer mais força, para fazer um truque de judo?

A 2.ª Lei de Newton diz que a força necessária para acelerar um corpo depende da massa do objecto, isto é, quanto maior for a massa do objecto, maior a força necessária para o mover.Assim, para desequilibrar o meu amigo de 80 kg, terei de fazer 4 vezes mais força do que com o de 20 kg. 


3.ª - Para terminar, depois da saudação, damos um abraço. Porque ficamos entalados?

A 3.ª Lei de Newton diz que quando um corpo exerce uma força sobre outro corpo, o segundo corpo exerce também uma força sobre o primeiro na direcção contrária. Assim, quando puxas o teu amigo para ti, com os braços, existe uma outra  força na direcção contrária que o teu peito exerce e vai fazer com que ele fique entalado por essas duas forças. 

Sem comentários:

Recuperação da canoa Gaivina

Últimas fotos.. Recuperação da canoa Gaivina do mestre João Gregório. Tejoconvida.com Partilhamos sorrisos e emoções únicas Mais genuíno é i...