quinta-feira, 26 de maio de 2016

Escola Ciência Viva - Aqui há mecânica!!

TEMA: À Descoberta dos materiais e objetos – experiências de mecânica

O Homem, no seu processo evolutivo, foi inventando instrumentos que o ajudam no seu trabalho e na sua sobrevivência. Alguns desses instrumentos baseiam-se em mecanismos pouco elaborados, mas muito eficazes, que podemos denominar por máquinas simples.
Embora numa abordagem muito descomplicada da mecânica (ramo da Física que estuda o movimento, as variações de energia e as forças que atuam sobre um corpo), pretende-se desenvolver os conceitos de força, equilíbrio de forças e transmissão de movimento, com base na observação e construção de máquinas simples.

PRINCIPAIS CONCEITOS: 
Máquinas simples: Alavancas (forças), Balanças (equilíbrio), Roldanas e rodas dentadas (transmissão de movimento)
OBJETIVOS: 
- Promover capacidades de pensamento ligadas à resolução de problemas, aos processos científicos, à tomada de decisão e de posições baseadas em argumentos racionais sobre questões apresentadas; 
- Mobilizar conhecimentos prévios; 
- Realizar experiências de mecânica, comprovando a utilidade dos mecanismos utilizados;











A turma foi dividida em grupos de 4 elementos e cada grupo foi desafiado a construir uma máquina simples. Para o efeito, os grupos tiveram ao seu dispor o material básico necessário para a construção da sua máquina, podendo selecionar os restantes materiais em equipa.
Nesta atividade foi estimulado o processo de criatividade dos alunos no sentido de procurarem soluções originais para problemas reais.









Após realização das construções os alunos apresentaram a sua máquina aos restantes grupos e indicaram a sua aplicação.
No final e depois de feita exploração da Casa Inacabada, os alunos deverão ser capazes de fazer a correspondência entre as diferentes máquinas simples que criaram e os elementos da exposição "A casa inacabada!".


Sem comentários:

Recuperação da canoa Gaivina

Últimas fotos.. Recuperação da canoa Gaivina do mestre João Gregório. Tejoconvida.com Partilhamos sorrisos e emoções únicas Mais genuíno é i...